Introdução à História da Psicologia

Falar sobre a história da Psicologia é sempre muito complexo. Com diferentes pontos de vista, historiadores tentam desvendar os acontecimentos que fizeram com que a Psicologia se tornasse, enfim, uma Ciência.

As diferentes abordagens em Psicologia também podem fazer com que o olhar de quem conta e o de quem lê ou ouve, esteja tendenciado.

O objetivo do Portal Comportamental é tentar contar, de forma clara, objetiva e menos tendenciosa possível, a história da Psicologia em uma linguagem acessível, capaz de ampliar os horizontes do pensamento e possibilitar uma nova experiência com as bibliografias.

(Símbolo da Psicologia; Google Imagens)

A “Crise da Subjetividade” talvez seja o principal alicerce e, também, a puxada do gatilho final para a construção de uma Ciência chamada Psicologia. As questões são: o que é a “Crise da Subjetividade? O que aconteceu antes disso? Qual o motivo dessa crise ocorrer?

Discursando desde a passagem pela Idade Média, o Renascimento, o Humanismo, Romantismo e tantos outros movimentos, até a criação de um laboratório pelo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920), nossos textos serão publicados gradativamente e, dentro do possível, em ordem linear.

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário e nós lhe esclareceremos! Compartilhe também esse texto em suas redes sociais, basta clicar nos botões abaixo! =D

 

Escrito por: Caio Moura

Referência Bibliográfica: SANTI, Pedro Luiz Ribeiro. A Construção do Eu na Modernidade. Ribeirão Preto, SP: Holos, 1998. 134p.

 

“Pode me chamar de Ana”

O redator deste portal, Caio Moura, acaba de lançar o seu primeiro livro autoral, um Romance de Ficção Dramática que conta com a sinopse a seguir:

“Canteiros, uma cidade brasileira e pacata, é aconchego para quem chega à UNICAN (Universidade de Canteiros) e, com seu clima frio e impessoal, desperta nos jovens sonhadores a necessidade de calor humano. Ana, caloura, resolve permitir que seu coração seja aquecido por Rafael, veterano do último ano de Engenharia, bem-sucedido sob os frutos da empresa do pai.

Contra tudo e todos, Ana e Rafael vivem um jovem romance que tenta sobreviver à humilhação, indignação, ciúme, conflitos, indiferença, compulsão e inconsequência, por meio da ousadia que cava sua própria cova.

O que você pensaria de si mesmo se, porventura, se encantasse por uma pessoa que abusa sexualmente de uma criança!? Talvez, de imediato, você responda que isto é completamente improvável, mas esta leitura lhe provará que nada é impossível e que você não sabe, de fato, o que acontece na casa ao lado.”

Como comprar?

Livro Impresso:

Clique Aqui

E-book Kindle:

Clique Aqui

* O livro impresso é produzido e entregue pela Amazon dos Estados Unidos, mas o produto é entregue no Brasil. Atenção ao valor cobrado em dólar. O E-book Kindle pode ser comprado na Amazon do Brasil e não necessita de aquisição do Kindle, podendo ser lido em seu dispositivo de preferência após baixar o aplicativo Kindle.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: