Resenha do Livro “Sobre o Behaviorismo”

O livro “Sobre o Behaviorismo” é indispensável na prateleira de todo analista do comportamento. O motivo? Simples! Skinner inicia o livro com 20 argumentos constantemente afirmados sobre o behaviorismo em geral. O objetivo do autor nesta obra é de justificar não somente, mas principalmente os pontos citados no início para melhor compreensão da filosofia que embasa as práticas de Análise do Comportamento.

Apresentando conhecimento teórico eficaz às outras abordagens, Skinner se  apresenta radical em sua posição contrária ao mentalismo, apresentando justificativas comportamentais que sugerem a substituição dos termos.

Essa substituição não é mera “troca de palavras”, mas sim conceitos completamente diferentes, tendo como base as raízes behavioristas para a explicação do comportamento.

60422_4

(Capa do Livro “Sobre o Behaviorismo”, Google Imagens)

O controle é um ponto bastante trabalhado por ele, pois se esforça para demonstrar que não é um absurdo controlarmos os comportamentos através de contingências, mas sim algo que acontece naturalmente e sempre acontecerá.  Sendo assim, negar o controle só nos afastará das resoluções eficazes dos problemas comportamentais e, mesmo negando, ele continuará a ocorrer.

Com essa ideia, Skinner rebate a ideia de liberdade, já que somos todos controlados.

A aproximação do behaviorismo às Ciências Naturais é explorada por ele devido ao fato de explicar, visivelmente, o comportamento e suas contingências, mas preocupa-se em sempre distanciar-se do estrutural, pois afirma que muitas críticas voltadas ao behaviorismo na verdade são referentes ao estruturalismo.

Os sentimentos, assim como talentos da arte, música e literatura, não deixam de ser considerados pelo behaviorismo e Skinner explica claramente qual é o posicionamento da abordagem referente à isso, mas justifica o comportamento ser a forma eficaz de garantir ajuda ao indivíduo, pois os sentimentos não seriam uma causa, mas sim uma forma de se comportar.

As diferentes contingências são bastante detalhadas, inclusive diferenciando os comportamentos guiados por regras dos guiados por contracontrole.

A leitura é imensamente enriquecedora, pois esclarece pontos importantes sobre a abordagem e abre novas perspectivas de entendimento ao behaviorismo como estudo da subjetividade através do comportamento.

O Portal Comportamental abordará detalhadamente cada argumento trazido por Skinner no início dessa obra. Basta continuar acompanhando nossas postagens!

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário e nós lhe esclareceremos! Compartilhe também esse texto em suas redes sociais, basta clicar nos botões abaixo! =D

Escrito por: Caio Moura

Referência Bibliográfica: SKINNER, B.F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo, SP: Cultrix, 2006. 216p.

 

“Pode me chamar de Ana”

O redator deste portal, Caio Moura, acaba de lançar o seu primeiro livro autoral, um Romance de Ficção Dramática que conta com a sinopse a seguir:

“Canteiros, uma cidade brasileira e pacata, é aconchego para quem chega à UNICAN (Universidade de Canteiros) e, com seu clima frio e impessoal, desperta nos jovens sonhadores a necessidade de calor humano. Ana, caloura, resolve permitir que seu coração seja aquecido por Rafael, veterano do último ano de Engenharia, bem-sucedido sob os frutos da empresa do pai.

Contra tudo e todos, Ana e Rafael vivem um jovem romance que tenta sobreviver à humilhação, indignação, ciúme, conflitos, indiferença, compulsão e inconsequência, por meio da ousadia que cava sua própria cova.

O que você pensaria de si mesmo se, porventura, se encantasse por uma pessoa que abusa sexualmente de uma criança!? Talvez, de imediato, você responda que isto é completamente improvável, mas esta leitura lhe provará que nada é impossível e que você não sabe, de fato, o que acontece na casa ao lado.”

Como comprar?

Livro Impresso:

Clique Aqui

E-book Kindle:

Clique Aqui

* O livro impresso é produzido e entregue pela Amazon dos Estados Unidos, mas o produto é entregue no Brasil. Atenção ao valor cobrado em dólar. O E-book Kindle pode ser comprado na Amazon do Brasil e não necessita de aquisição do Kindle, podendo ser lido em seu dispositivo de preferência após baixar o aplicativo Kindle.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: