O Reflexo Inato: Introdução

A primeira coisa que passa pela cabeça quando se ouve a palavra reflexo geralmente está relacionada à Lei de Newton que descreve ação e reação, justamente por passar essa ideia de “reação imediata”. Não se assuste, não vamos falar de física, mas para introduzir os conceitos de Psicologia Comportamental é fundamental que se entenda a categoria de resposta mais natural que um organismo emite: o Reflexo Inato.

Entende-se por Reflexo Inato aqueles comportamentos que são muito importantes para a sobrevivência do organismo – para aqueles ainda não habituados, falamos organismos, pois, dentro desta abordagem, analisamos o comportamento em si, e isso é válido para qualquer organismo, não apenas os animais humanos –  como por exemplo os pelos do seu corpo tendem a eriçar quando a temperatura abaixa abruptamente, sua perna flexiona ao receber uma martelada no joelho, a salivação na presença de comida, e a lista segue indefinidamente. É importante ressaltar que há sempre uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo.

Chamamos de Inato uma vez que este comportamento não será aprendido, mas herdado da espécie, contudo Reflexo em Psicologia foge ao conceito comportamental de resposta, se trata efetivamente de uma relação entre o Estímulo (Mudança no ambiente) e a Resposta (Mudança no Organismo).

São exemplos de Reflexos: a) A contração do braço (resposta) diante da aproximação da mão ao fogo (estímulo); b) A flexão da perna (resposta) mediante à martelada no joelho (estímulo); c) Um barulho estridente (estímulo) que provoca sobressalto (resposta).

Reflexo Inato I

(Princípios Básicos de Análise do Comportamento, página 19)

Mas o que acontece se um mesmo estímulo é apresentado várias vezes? A resposta de todos os organismos da mesma espécie é sempre exatamente igual quando se trata de Reflexo Inato? Será que isso tudo tem algo a ver com emoções? Continue estudando pelo Portal e terá todas essas respostas!

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário e nós lhe esclareceremos! Compartilhe também esse texto em suas redes sociais, basta clicar nos botões abaixo! =D

Escrito por: Ândrea Catharina

Referência Bibliográfica: MOREIRA & MEDEIROS. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007. 224p.

 

“Pode me chamar de Ana”

O redator deste portal, Caio Moura, acaba de lançar o seu primeiro livro autoral, um Romance de Ficção Dramática que conta com a sinopse a seguir:

“Canteiros, uma cidade brasileira e pacata, é aconchego para quem chega à UNICAN (Universidade de Canteiros) e, com seu clima frio e impessoal, desperta nos jovens sonhadores a necessidade de calor humano. Ana, caloura, resolve permitir que seu coração seja aquecido por Rafael, veterano do último ano de Engenharia, bem-sucedido sob os frutos da empresa do pai.

Contra tudo e todos, Ana e Rafael vivem um jovem romance que tenta sobreviver à humilhação, indignação, ciúme, conflitos, indiferença, compulsão e inconsequência, por meio da ousadia que cava sua própria cova.

O que você pensaria de si mesmo se, porventura, se encantasse por uma pessoa que abusa sexualmente de uma criança!? Talvez, de imediato, você responda que isto é completamente improvável, mas esta leitura lhe provará que nada é impossível e que você não sabe, de fato, o que acontece na casa ao lado.”

Como comprar?

Livro Impresso:

Clique Aqui

E-book Kindle:

Clique Aqui

* O livro impresso é produzido e entregue pela Amazon dos Estados Unidos, mas o produto é entregue no Brasil. Atenção ao valor cobrado em dólar. O E-book Kindle pode ser comprado na Amazon do Brasil e não necessita de aquisição do Kindle, podendo ser lido em seu dispositivo de preferência após baixar o aplicativo Kindle.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: